Governo do PI vai encaminhar projeto para alterar concurso da PM e convocar mais 1.100 aprovados

O governo do estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que altera o edital do concurso da Polícia Militar do Piauí. A ideia é evitar gastos com um novo certame e convocar mais 1.100 candidatos aprovados.

Em 2022, mais de 40 mil pessoas se inscreveram para o concurso da PM, ofertando 1mil vagas para soldados e 40 para oficiais.

O coronel Scheyvan Lopes, comandante geral da Polícia Militar, disse que a proposta é corrigir 1.700 redações e seguir com as etapas de avaliação.  

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“O comando geral da PM fez uma proposta para a Secretaria de Segurança Pública e foi discutido com o governador para enviar um projeto para Alepi alterando uma lei do edital para fazer a autorização do chamamento da correção das 1.700 redações. Quando corrigidas eles serão chamados para passar nos peneirões”, disse o comandante.

A previsão é que o projeto de lei seja encaminhado depois do Carnaval.

Os “peneirões” que o comandando se refere é as etapas do exame físico, avaliação psicológica, aptidão física e investigação social.

“A gente estima que esses 1.700 serão selecionados 1.100 que estarão aptos a serem convocados para o curso de formação. Serão convocados todos de uma vez? Talvez não, porque depende da capacidade financeira do estado em contratar. O que há, é uma sinalização de findada essa etapa que será em meados do próximo ano, poderemos ter a autorização do governador para chamar mais 500 e talvez em agosto teremos uma nova turma de formação”.

No último ano, o governo já convocou mais de 1.400 policiais. Segundo o governador, o objetivo é nomear até o final do seu mandato 4 mil PMs.

Atualmente a corporação tem mais de 7.200 homens e mulheres.

O objetivo é reforçar os novo batalhões que foram criados nas divisas e no interior.

Fonte: Yala Sena/Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais