Hospital Florisa Silva em Jaicós realiza cirurgia em paciente para retirar mais de “4 mil pedras na vesícula”

O agricultor Martinho José de Sousa, 51 anos, morador da localidade Baliza, zona rural de Jaicós, descobriu que tinha pedras na vesícula por acaso, no ano de 2015 em São Paulo, quando fez uma ultrassonografia para ver se tinha problemas nos rins.

Martinho conta que trabalhava normalmente na roça e que só veio sentir fortes dores no ano passado. “Aí fui na médica e ela me passou Buscopan, porque eu falei que sou alérgico a alguns remédios. Ela, além do Buscopan, me encaminhou para um cirurgião, mas eu com medo não fui”, e emendou “tomava o remédio, quando desinflamava eu voltava a trabalhar.”

Martinho José de Sousa

Após sentir fortes dores com frequência, sem se alimentar direito e com dificuldade para trabalhar, Martinho disse que fez uma outra ultrassonografia. “Há uns três meses atrás fui numa clínica em Jaicós, aí o doutor me disse que minha vesícula tava topada de pedras. Aí eu me agoniei e disse que agora ia fazer a cirurgia. Procurei o Hospital Florisa Silva e marquei a cirurgia”, disse.

A cirurgia de Martinho foi realizada no último sábado, 11 de fevereiro, pela equipe médica do Hospital Florisa Silva de Jaicós, formada pelo cirurgião geral, Dr. Jonas Bezerra, anestesiologista, Dr. Clodoaldo Rocha e pela obstetra, Dra. Tatiana Rocha.

A cirurgia de Martinho foi bem-sucedida e, segundo ele mesmo informou, foi realizada em 1h20. Mas, um fato chamou a atenção da equipe médica: a quantidade de pedras encontradas na vesícula biliar.

“Rapaz, os médicos me disseram durante a cirurgia que nunca tinham visto tanta pedra numa vesícula. Quando eu cheguei em casa, meu irmão que é curioso, disse: ‘eu vou contar para saber quantas pedras tem aqui. Aí, lavou bem lavadinha e foi contar. Deu mais de quatro mil e eu fique quase sem acreditar. Disse que não sabia como era que ainda estava de pé”, questionou sorrindo.

Se recuperando bem e aliviado, Martinho falou sobre o atendimento que recebera no Hospital Florisa Silva.

“O atendimento lá foi beleza, uma maravilha. Não paguei nada pela cirurgia, não tive que sair de Jaicós, quando recebi alta a dona Auzeni que é a diretora do hospital, mandou o carro vir me deixar em casa. Lá é outro hospital hoje”, disse.

A diretora do Hospital Florisa Silva, Auzeni Meneses, falou sobre o atendimento e o processo que culmionou para a realização da cirurgia do paciente Martinho José de Sousa.

“Martinho, que é um amigo conhecido da gente, nos procurou reclamando que realmente estava sentindo essas dores, e em saber que o centro cirúrgico fora reaberto, estava em funcionamento, disse que gostaria de ser cirurgiado. Pedi para ele realizar os exames necessários e somados aos que le já tinha, enviamos para o médico. Como a demanda do centro cirúrgico é muito grande, todas as cirurgias são realizadas por agendamento. Assim ele estava na fila de espera e não constava no agendamento deste mês de fevereiro. Mas, como algumas gesntantes tiveram seus bebês antes do dia, e como ele estava na fila de prioridades, com exames prontos, entramos em contato com ele, avisando que a data da sua cirurgia havia sido antecipada”, explicou.

A diretora relatou que a quantidade de pedras encontradas na vesícula biliar de Martinho foi uma grande surpresa, devido a quantidade.

“Acompanhamos a cirurgia de perto e tivemos essa grande surpresa, essa grande quantidade de pedras, como todos podem ver nas imagens”, relatou Auzeni

Para a diretora a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Florisa humanizou o atendimento no município.

“A população de Jaicós estava sofrendo demais. Qualquer cirurgia tinha que deslocar para Picos ou Teresina, e ainda enfrentar a fila do SUS, que todo mundo sabe o tamanho. Desde o ano passado, até mesmo a SESAPI não está realizando cirurgia eletiva. Só estão trabalhando com as cirurgias realmente de pessoas já internadas, de urgência e emergência. E a população de Jaicós graças a Deus está sendo agraciada com esse centro cirúrgico, dando esse suporte e amenizando as dores de tantas pessoas, pois temos um prefeito e uma equipe comprometidos com a saúde do povo jaicoense”, afirmou Auzeni.

Hospital Florisa Silva em Jaicós suspende visitas e só atende urgência, emergência e casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 - Portal Saiba Mais

Reabertura do Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Florisa Silva de Jaicós foi reaberto pelo prefeito Neném de Edite no dia 20 de fevereiro de 2021, onde foram investidos inicialmente mais de R$ 216 mil.

Os investimentos não pararam por aí. A prefeitura investiu também na melhoria da estrutura física, como portas, central de ar, pintura, iluminação, recuperação hidráulica, dentre outros.

Entre os procedimentos ofertados centro cirúrgico estão: Cesarianas, hernioplastias, laqueadura, colecistectomia, histerectomia, ooforectomia, postectomia, bartolinectomia, exerese de lipoma, cisto pilonidal, perionioplastia anterior, miomectomia, exerese de tumor mesentérico, slig-drenagemde abcesso, hidrocelectomia, cistostomia, lisiaderência, hemorroidectomia, pólipoúterino, epiplectomia, exerese de cisto sebáceo.

A equipe do centro é formada por:

Coordenadora administrativa: Janielly Alves

Enfermeiro: Pedro Emanuel

Cirurgião Geral: Jonas Bezerra

Anestesiologista: Clodoaldo Moura

Obstetra: Tatiana Luz

Instrumentador: José Neto

Técnicos de enfermagem: Djerson Morais e Irla Layane;

Maqueiro: Francisco Moura

Auxiliar de Limpeza: Josinete

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais