Jaicós 189 anos: Com recursos próprios, prefeito Neném de Edite inaugura reforma e ampliação da Secretaria Municipal de Educação

Na manhã desta quarta-feira (22.fev), o prefeito Neném de Edite inaugurou a reforma e ampliação da Secretaria Municipal de Educação, que recebeu o nome de Professor Francisco Cecílio de Sousa “Chico Cecílio”, localizada na Avenida Frutuoso Jusselino.

A obra obra orçada em R$ 250 mil foi realizada com recursos próprios do município.

Além do gestor do município, participaram da solenidade o vice-prefeito de Jaicós, Weslly Bispo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ednaldo da Farmácia, a esposa e o filho do homenageado, Sra. Maria Ramos e Sousa e Neurivan Ramos, secretários municipais, vereadores e e vereadoras da base de apoio do prefeito na câmara, coordenadores da educação municipal, diretoras e diretores, dentre outros.

Inicialmente as autoridades e a família do homenageado fizeram o descerramento da placa na entrada da secretaria.

Logo depois o desenlace da fita inaugural.

Já dentro do prédio, autoridades e familiares inauguraram um busto em homenagem ao professor Chico Cecílio.

O prefeito Neném de Edite entregou para a esposa do homenageado, dona Maria Ramos e Sousa, uma placa de homenagem e reconhecimento ao professor Francisco Cecílio.

Para o gestor do município Neném de Edite o momento é de alegria, de satisfação, relembrar a memória do professor Chico Cecílio.

“Tive o prazer de conhecer, sempre via ele passar todos os dias, alí na esquina, onde fica a casa da minha mãe. Ele tinha uma missão e era um homem humilde, da roça, de origem da localidade Tiririca. Mesmo sendo de família humilde, enfrentando dificuldades, seguiu sua trilha, uma trilha importante a qual todos nós devemos seguir, a da educação. Sua idéias ajudaram a transformar vidas por meio da educação, não só em Jaicós, mas em toda a macrorregião. Vários professores que se encontram hoje aqui, e até aqueles não estão mais conosco, passaram pela faculdade do professor Chico Cecílio”, e voltando-se para os familiares continuou “agradecer aqui, Neurivan, sua presença, da sua mãe. Realmente é uma bela homenagem proposta pelo vereador Bosquinho, logo após eu ter anunciado que iria fazer uma reforma e ampliação na Secretaria de Educação.”

O vice-prefeito Weslly Bispo falou sobre a obra e a homenagem.

“Quero parabenizar nosso prefeito pela obra de reforma e ampliação que acabara de entragar à comunidade jaicoense, em especial aos funcionários que aqui trabalham. Parabenizar o vereador Bosquinho pela iniciativa da homenagem e saudar em nome da família, Neurivan, filho do homenageado, que deixou um bom legado, principalmente na educação.”

Neurivan Ramos, filho do homenageado, falou em nome da família.

“É motivo de felicidade este momento, porque é uma forma de reconhecimento ao legado histórico que deixou o meu pai Francisco Cecílio de Sousa, conhecido popularmente como “Chico Cecílio. Um homem que amava esta cidade, um visionário, além do seu tempo. Que chegou a sofrer críticas quando implantou a Faculdade Cristo Rei que beneficiou a muitos na região.

Meu pai foi um homem de origem humilde que venceu na vida. Foi professor, pastor e atuou na política como vereador.”

Ao término agradeceu. “Quero agradecer a iniciativa do vereador Bosquinho. Sou grato a você pela lembrança, por esta homenagem que está sendo feita aqui, hoje.

Agradecer também ao prefeito pela execução do projeto que se torna realidade hoje no município de Jaicós.”

Antônio de Pádua o “Tontonho”, secretário municipal de Educação, felicitou o gestor pela reforma e ampliação do prédio.

“Hoje, temos um prédio amplo, que pode acomodar nossos funcionários, nossos profissionais e receber a comunidade escolar. Só temos a agradecer a gestão por essa obra que é de grande importância para nós aqui do município de Jaicós”, e ressaltou “eu quero parabenizar o vereador Bosquinho pelo Projeto de Lei homenageando o professor Chico Cecílio. Cheguei a ter a oportunidade de trabalhar na faculdade junto com o professor Chico Cecílio, e dizer que qualquer comentário sobre ele é indispensável, devido a contribuição que deu como educador, político e religioso para o município. Aproveito para parabenizar também a família pela homenagem. Nós servidores da educação ficamos muito felizes com o nome de Chico Cecílio nesse prédio.”

O vereador Bosquinho, autor da homenagem, falou sobre a iniciativa.

“Tivemos a satisfação, a idéia de homenagear, eternizar o nome de Chico Cecílio. Pois mesmo jovem, via  sua luta em prol da educação do nosso município. Onde, eu e outros colegas, costumávamos chamá-lo de ‘o Patrono da Educação Superior do Município de Jaicós’, por trazer naquela época, naquelas condições, cursos superiores de qualidade para o município de Jaicós. Acredito se formos contar e nominar a quantidade de professores do quadro  efetivo e até contratados do nosso município,  tenho certeza que o esforço dele é responsável por 90%.”

Também usaram a palavra o vereador Jessé Gonçalo e o secretário municipal Obras, Elias Pereira.

Sobre o professor Franscisco Cecílio de Sousa

Francisco Cecílio de Sousa, conhecido popularmente por Chico Cecílio,  natural de Jaicós-PI, nasceu em 1º de abril de 1944 na Fazenda Tiririca. Filho do casal Cecílio José de Sousa e Maria Arlinda da Conceição (in memoriam), de um total de 07 irmãos sendo Jonas Cecílio de Sousa, Elesbão Cecílio de Sousa, José Cecílio de Sousa (in memoriam), Josefa Maria de Sousa, Maria de Jesus de Sousa Maria das Graças de Sousa. Professor, teólogo, pastor, grande político de nossa região que desde cedo vislumbrou na educação o caminho para o crescimento do homem.

Fundador e Pastor da Congregação da Igreja de Cristo por mais de dez anos. Era um homem muito religioso que buscava na inspiração divina, forças para materializar seus projetos ao lado de sua família, a esposa Maria Rosa Ramos de Sousa, seu filho Neurivan de Sousa Ramos,  e seu neto Nicolas Veloso Sousa.

O Professor Francisco Cecílio como gostava de ser chamado, foi pioneiro da região ao fundar uma Instituição Particular de Ensino Médio, o Colégio Evangélico Cristo Rei, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e posteriormente uma entidade de nível Superior, a Faculdade Evangélica Cristo Rei, como sede em sua terra natal, Jaicós, da qual foi diretor-presidente nos anos iniciais; mais tarde expandiu núcleos para os municípios de Picos e Francisco Santos, contribuindo com a formação de nosso povo e realizando o sonho de milhares de estudantes com a conclusão de um curso universitário.

Iniciou na vida política em 1985, fundando em 1990 o PPS (Partido Popular Socialista). No ano de 2003 fundou em Jaicós o PC do B. Candidato por 04 vezes nunca desistiu do sonho de representar o povo jaicoense através do mandato político. Sua persistência logrou êxito no ano de 2005, no qual teve seu trabalho reconhecido, sendo eleito como o segundo vereador mais votado para a legislatura de 2005 à 2008. Na Câmara Municipal ocupou as funções de 2º Secretário, Vice-Presidente e membro das Comissões Permanentes, chegando a ocupar a cadeira mais alta da Casa, a Presidência, na Sessão Ordinária de 27/04/2007 devido a ausência do titular.

O professor Francisco Cecílio foi destaque por sua dedicação e persistência na vida pessoal e política, deixando grandes obras para a sociedade jaicoense e um exemplo de cidadão para as gerações futuras, da qual nem mesmo a morte, ocorrida em 24/04/2011 às 18h30m no Hospital São Marcos em Teresina-PI, poderá apagar as lembranças de seus feitos.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais