Jaicós: Câmara aprova projetos de lei que garantem prioridade aos agentes de limpeza pública e guarda municipal

Durante a realização da 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada de forma remota nesta sexta-feira (28.maio), os vereadores aprovaram dois  projetos de lei de autoria do vereador Bosquinho (PSD).

Os vereadores aprovaram, com exceção do vereador Benedito Alencar (PSD) que votou contra, justificando: “Que não poderia também tirar o direito do grupo prioritário, seguiria como determina o Ministério da Saúde, SUS.”

O Projeto de Lei Municipal nº 1.108/2021, aprovado, inclui no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 para coletores de lixo domiciliar e demais profissionais da limpeza pública.

No ato da apresentação do projeto o vereador Bosquinho havia justificado a inclusão destes profissionais no grupo prioritário da vacina contra o coronavírus.

 “É de se ressaltar que os garis e demais profissionais da limpeza pública e da coleta de lixo nunca cessaram suas atividades durante o período da pandemia, por estarem incluídos no grupo que desempenham atividades essenciais e indispensáveis à saúde pública no município de Jaicós, uma vez que o não exercício das referidas atividades acarretaria o agravamento do estado de calamidade pública ocasionado pelo novo Coronavírus.

É notório que os profissionais em epígrafe estão constantemente ao Covid-19, tanto pela não interrupção das suas atividades, como pelo demasiado contato com os diversos vetores de propagação do vírus, como por exemplo, o lixo produzido pela sociedade e o contato constante com a própria população, motivos pelos quais devem ser inseridos na lista de prioridade de vacinação.”

A Câmara de Jaicós também aprovou, com exceção do vereador Benedito Alencar, que novamente votou contra, utilizando a mesma justificativa do projeto anterior: “Que não poderia também tirar o direito do grupo prioritário, seguiria como determina o Ministério da Saúde, SUS.”

O Projeto de Lei Municipal nº 1.109/2021, aprovado pela Casa, de autoria do vereador Bosquinho, inclui no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, os guardas municipais.

Bosquinho justificou a inclusão dos profissionais: “Os guardas municipais nunca cessaram suas atividades durante o período da pandemia, por estarem incluídos no grupo que desempenham atividades essenciais e indispensáveis.

É notório que os profissionais em epígrafe estão constantemente ao Covid-19, tanto pela não interrupção das suas atividades, como pelo demasiado contato com os diversos vetores de propagação do vírus, como por exemplo, o contato constante com a própria população, motivos pelos quais devem ser inseridos na lista de prioridades de vacinação.

Os Guardas Municipais vem atuando na linha de frente nas ações de prevenção e combate à Covid-19 em Jaicós e são responsáveis, entre outras ações, pela segurança e organização na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais. Nosso objetivo é priorizar as categorias que estão mais expostas ao vírus visto que há uma escassez de vacinas contra a doença.”

Os dois projetos seguem agora para a sanção do Executivo Municipal.

Assista abaixo a sessão completa que foi transmitida no YouTube pela TV Gallo:

Por  Portal Saiba Mais

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *