Jaicós: vereador Bosquinho quer inclusão de garis e guardas municipais como categorias prioritárias na vacinação contra covid-19

Durante a 9ª sessão ordinária remota realizada nesta sexta-feira (21.maio) pela Câmara Municipal de Jaicós, o vereador Bosquinho (PSD) que também preside o Legislativo Jaicoense, apresentou dois dois Projetos de Lei 06/2021 e 07/2021, solicitando a inclusão no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 para coletores de lixo domiciliar e demais profissionais da limpeza pública (garis) e guardas municipais, como categorias prioritárias na vacinação contra covid-19.

Sobre a inclusão dos garis na vacinação prioritária contra a covid-19, o vereador justificiou.

“A imunização contra a covid-19 no Brasil ainda não se traduz em uma vacinação em massa, razão pela qual, neste momento, devem-se estabelecer de forma estratégica os grupos prioritários que deverão ser vacinados, com a finalidade de implantação de uma imunização eficiente com relação aos mais expostos e vulneráveis ao Coronavírus, o que influência positivamente no enfrentamento à propagação da doença.

Nesse contexto, é de se ressaltar que os garis e demais profissionais da limpeza pública e da coleta de lixo nunca cessaram suas atividades durante o período da pandemia, por estarem incluídos no grupo que desempenham atividades essenciais e indispensáveis à saúde pública no municipio de Jaicós, uma vez que o não exercício das referidas atividades acarretaria o agravamento do estado de calamidade pública ocasionado pelo novo Coronavírus.

É notório que estes profissionais  estão expostos à Covid-19, tanto pela não interrupção das suas atividades, como pelo demasiado contato com os diversos vetores de propagação do vírus, como por exemplo, o lixo produzido pela sociedade e o contato constante com a própria população, motivos pelos quais devem ser inseridos na lista de prioridade de vacinação.

Ante o exposto, apresento a presente proposição para a apreciação desta Casa Legislativa, na certeza de contar com o apoio dos meus nobres pares, para fins de discussão e aprovação deste Projeto de Lei.”

VEJA O PROJETO DE LEI

O vereador Bosquinho também falou sobre a inclusão dos guardas municipais no grupo prioritário da vacinação contra o noco coronavírus.

“Os guardas municipais nunca cessaram suas atividades durante o período da pandemia, por estarem incluídos no grupo que desempenham atividades essenciais e indispensáveis.

É notório que os profissionais em epígrafe estão constantemente expostos à Covid-19, tanto pela não interrupção das suas atividades, como pelo demasiado contato com os diversos vetores de propagação do vírus, como por exemplo, o contato constante com a própria população, motivos pelos quais devem ser inseridos na lista de prioridades de vacinação.

Os guardas municipais vem atuando na linha de frente nas ações de prevenção e combate à Covid-19 em Jaicós e são responsáveis, entre outras ações, pela segurança e organização na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais. Nosso objetivo é priorizar as categorias que estão mais expostas ao vírus visto que há uma escassez de vacinas contra a doença.

Ante o exposto, apresento a presente proposição para a apreciação desta Casa Legislativa, na certeza de contar com o apoio dos meus nobres pares, para fins de discussão e aprovação deste Projeto de Lei.”

VEJA O PROJETO DE LEI

 

Por | Portal Saiba Mais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *