Imagens mostram atuação do GSI no 8 de janeiro

Ministro Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto no momento da invasão

Imagens mostram como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) agiu em meio às manifestações realizadas em 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas. Material divulgado pela emissora CNN Brasil destaca que integrantes do GSI recuaram no momento em que os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto. O ministro Gonçalves Dias estava dentro do Palácio do Planalto na ocasião.

O vídeo mostra que integrantes do GSI recuaram em mais de um momento. Primeiramente, uma viatura deixou o estacionamento do Palácio do Planalto minutos antes de os primeiros manifestantes invadirem o local. Depois, homens que formavam barreira de escudos recuam. Já no estacionamento, outros policiais montaram uma barreira de isolamento, mas a metros dos manifestantes.

Enquanto manifestantes invadiam o Palácio do Planalto, o general escolhido para chefiar o GSI — Gonçalves Dias — estava dentro do prédio. As imagens mostram ainda que um segurança do local deixou o posto em meio às manifestações ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. Além disso, é possível ver que membros do GSI cumprimentam e chegam a entregar garrafas de água a alguns manifestantes — outro não reagiu ao ver um homem pegar um extintor.

Com imagens da atuação do GSI, deputado cobra instalação da CPMI do 8 de janeiro.

Com a divulgação das imagens sobre a atuação do GSI na ocasião, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) voltou a cobrar a instalação da CPMI do 8 de Janeiro. “O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula”, publicou o parlamentar, por meio de seu perfil no Twitter.

A expectativa de deputados e senadores da oposição era que a CPMI do 8 de janeiro fosse instalada na terça-feira 18, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou a sessão para a próxima semana, conforme registrou Oeste.

Fonte: Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais