MP-PI volta atrás da recomendação de retirada da estátua de Alberto Silva da Av. Frei Serafim

Por meio de nota, o Ministério Público afirma que a prefeitura se comprometeu a buscar uma solução junto ao MP-PI.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) informou, por meio de nota publicada nesse domingo (6), que voltou atrás da recomendação de demolição da estátua do ex-governador Alberto Silva, recentemente instalada no canteiro central da Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina.

De acordo com a nota, o MP diz que é indiscutível a importância do legado político de Alberto Tavares da Silva e que a recomendação visava preservar o cumprimento das normas legais pelo município de Teresina.

O Ministério Público explicou ainda que o canteiro central da Avenida Frei Serafim é objeto de ação judicial com liminar que proíbe obras no espaço e que a prefeitura de Teresina assumiu a responsabilidade de buscar uma solução administrativa.

O G1 entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve resposta até o momento.

Recomendação de demolição

O Ministério Público do Piauí emitiu uma recomendação à Prefeitura de Teresina para que retirasse a estátua do ex-governador Alberto Silva. Segundo MP, a obra foi realizada sem licenciamento municipal.

A promotora Gianny Carvalho, da Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo, que assinou a recomendação, afirmou que não houve licenciamento da obra, e que a construção do monumento contrariou decisão judicial que proibiu intervenções urbanísticas na área.

O homenageado
Ex-governador Alberto Silva  — Foto: Agência Câmara

Ex-governador Alberto Silva — Foto: Agência Câmara

Alberto Silva era engenheiro civil e mecânico, foi prefeito do município de Parnaíba por duas vezes; governador do Piauí, também por duas vezes; senador; e estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados quando faleceu, no dia 28 de setembro de 2009, aos 90 anos.

Por G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *