Operação Carro-Pipa atende 26 mil pessoas no Piauí, mas serviço está suspenso em duas cidades

Um total de 26.308 pessoas de cidades do Piauí são atendidas atualmente pela Operação Carro-Pipa, uma ação emergencial do Governo Federal para levar água potável a comunidades rurais do semiárido brasileiro afetadas por seca ou estiagem.

A iniciativa contempla a população de oito municípios piauienses, porém, a execução da Operação Carro-Pipa está temporariamente suspensa em nas cidades de Curral Novo do Piauí e Fartura do Piauí, impactando cerca de 5.137 pessoas.

A suspensão tem caráter temporário de até 60 (sessenta) dias e pode ser ocasionada pela ausência ou apresentação de laudos de potabilidade incompletos, além de de chuvas ocasionais que garantem água temporariamente aos beneficiários.

Foto: Reprodução

Em Curral Novo do Piauí, o serviço de abastecimento de água potável por meio de caminhões-pipa a 971 pessoas está suspenso desde julho, enquanto que em Fartura do Piauí a ação foi paralisada para 4.166 pessoas no último mês de agosto.

A Operação Carro-Pipa é coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que envolve a participação do Exército Brasileiro e atende municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal.

No mês passado, o governador Rafael Fonteles (PT) decretou situação de emergência em 85 municípios do Piauí por conta de problemas relacionados à estiagem.


Fonte: Breno Moreno/Cidade Verde


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais