Piauí confirma mais um caso de Febre do Nilo Ocidental, diz Sesapi

Paciente é um jovem adulto natural de Água Branca que deu entrada em fevereiro no Hospital Natan Portella, mas já recebeu alta médica.

Foi confirmado na manhã desta terça-feira (28) mais um caso de Febre do Nilo Ocidental no Piauí. O paciente é um jovem adulto que sofreu um quadro de meningoencefalite e foi internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina no último mês de fevereiro. O paciente, no entanto, se recuperou bem e já recebeu alta com melhora clínica.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o paciente é natural de e residente em Água Branca, mas apresentou os sintomas durante estadia em São Paulo. Conforme a secretaria, este é o sétimo caso de febre do Nino Ocidental diagnosticado no Piauí. 

Os outros seis casos correspondem a pacientes residentes nos municípios de Aroeiras do Itaim, identificado em 24; em Picos, identificado em 2017, em Piripiri, também identificado em 2017; em Lagoa Alegre, identificado em 2019, em Teresina, diagnosticado em 2019 e em Amarante, também diagnosticado em 2019.

Monitoramento e prevenção

Desde 2013, a Secretaria Estadual de Saúde vem fazendo o monitoramento dos casos suspeitos da Febre do Nilo Ocidental no Piauí. A unidade médica de referência para o diagnóstico da doença é o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. Como forma de prevenção, a Sesapi orienta que sejam tomadas medidas semelhantes às do combate à dengue, Zika e Chikungunya: evitar a proliferação de criadouros e o contato com mosquitos transmissores.

Por: Maria Clara Estrêla/O Dia com informações da Sesapi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *