Piauiense é 1º lugar em três residências médicas no País

O piauiense Germano Leão, de 28 anos, conquistou o primeiro lugar nacional no Exame Nacional de Residência Médica de 2021. O jovem foi o único do estado aprovado para residência em cirurgia cardíaca.

É a segunda vez que Germano Leão tentou aprovação para residência e para conseguir a aprovação foi necessária uma rotina de estudos intensos, intercalados com os plantões realizados na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

“Foi uma rotina de estudo de 8 a10 horas por dia durante os últimos 3 anos”, relembrou o  médico.

O estudo deu resultado: além de ser primeiro lugar geral no Enare, Germano Leão conseguiu ser aprovado em 1º lugar para três residências que tinham apenas uma vaga.

Ficar em primeiro lugar nacional permitiu a Germano conquistar a única vaga de cirurgia cardiovascular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).”Também fui primeiro lugar na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e 1º lugar na Faculdade de Medicina do ABC Paulista (FMABC)”, destacou o jovem médico piauiense.

Foto: Arquivo Pessoal


Germano ao lado de sua esposa, a médica Brenna Leão, durante solenidade de formatura do médico piauiense

Germano também foi aprovado no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, um dos maiores hospitais de cardiologia da América Latina, e decidiu seguir se matricular nesta instituição. As aulas estão previstas para iniciar em 2 de março de 2022 e serão cinco anos de residência.

Germano Leão se formou em Medicina na Universidade Federal do Piauí (Ufpi)  no ano de 2019, aos 25 anos de idade. O sonho pela profissão iniciou ainda na adolescência.

“Escolhi a Medicina porque é a área mais bonita para mim. Um sonho desde que eu era adolescente e que apenas confirmei minha paixão quando iniciei o curso”, completou Germano Leão ao Cidadeverde.com.

 

Nataniel Lima/Cidade Verde

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *