Polícia Civil investiga desmatamento em reserva indígena no Piauí

São mais de 400 hectares de área desmatada no sul do estado

A Polícia Civil investiga uma denúncia de desmatamento de terra no território Morro D’Água, localizado na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, sul do Piauí. Segundo o povo Akroá Gamella  foram contabilizados aproximadamente 400 hectares de terra desmatada.

Segundo Emir Maia, titular da delegacia de Meio Ambiente, existe a denúncia de que fazendeiros locais estariam invadindo as terras com uso de tratores. Durante a fiscalização realizada, nem as máquinas ou os operadores foram encontrados.

Delegado Emir Maia

Delegado Emir Maia

“As diligências continuam. Nós recebemos uma denúncia de uma ONG. O cacique nos comunicou que os fazendeiros estariam querendo grilar a terra e teriam passado tratores. Há um suspeito que limpou sua terra e teria adentrado a área indígena, mas nem ele e nem as máquinas foram encontradas. Agora vamos instaurar um inquérito,  queremos saber quem locou essas máquinas”, disse o delegado ao Portal AZ.

O líder da comunidade informou aos policiais que temem pela segurança dos moradores. “Não conseguimos medir toda área desmatada, por questão de segurança, porque fica muito difícil o acesso e corremos muito risco de ser alvejados por jagunços, pois as máquinas estavam acompanhadas desses seguranças”, afirmou.

Cerca de 17 famílias do povo Akroá Gamella vivem na região. No início de 2021, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado do Piauí recomendaram a demarcação do território do povo Akroá Gamella, no entanto a ação ainda não foi concretizada.

Fonte: Portal AZ

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais