Presidente de El Savaldor que pôs bandidos na cadeia é reeleito com 85% dos votos

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, proclamou-se vencedor das eleições gerais deste domingo (4) no país “com mais de 85% dos votos”, conforme escreveu na rede social X (ex-Twitter).

– De acordo com nossos números, vencemos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados na Assembleia (Parlamento) – afirmou o presidente salvadorenho, o primeiro a concorrer à reeleição desde o fim da guerra civil no país, em 1992.

Bukele, um ex-publicitário de 42 anos, precisava manter a maioria que conquistou há dois anos no Parlamento, que lhe permitiu decretar, em 27 de março de 2022, o regime de emergência com o qual cimentou sua luta contra o crime e a insegurança, durante a qual 76 mil pessoas foram detidas.

O presidente teve a reeleição garantida por uma ampla maioria, de acordo com todas as pesquisas eleitorais, dado o escasso apoio público aos outros quatro candidatos. Entre esses candidatos estavam Manuel Flores, da Frente Farabundo Martí para a Liberação Nacional (FMLN, de esquerda), e Joel Sánchez, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, de direita).

Fonte: EFE/Pleno News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais