RS desobriga uso de máscara para menores de 12 anos

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), desobrigou o uso de máscara para crianças menores de 12 anos. O decreto foi publicado em 26 de fevereiro. Agora, para crianças de 6 a 11 anos, a proteção facial passa a ser protocolo recomendado e não mais obrigatório.

“Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara”, orientou o governo do Estado. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado, comunicou a Secretaria Estadual da Saúde.

O governo gaúcho também reforçou a importância da vacinação para ajudar no controle de vírus respiratórios: “Cerca de 40% do público infantil entre 5 e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.”

Ao menos 20 países já anunciaram a flexibilização de regras no combate à pandemia. A Espanha, no mês passado, propôs classificar a covid-19 como uma doença endêmica. Coube ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, fazer o anúncio: “A ciência nos deu a resposta para que consigamos nos proteger”, afirmou Sánchez, em entrevista à rádio Cadena Ser. “Nós temos de começar a avaliar a evolução da covid-19 de uma pandemia para uma doença endêmica.” Desde 29 de janeiro, a Espanha voltou a permitir que as pessoas frequentem bares e restaurantes sem restrições. Nem a comprovação de vacinação é necessária.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *