Segundo Estado com mais queimadas no Nordeste, Piauí lançará plano de prevenção de incêndios nesta segunda (31)

Ação contempla o eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí, no combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais

Dados do MapBiomas Brasil mostraram que em junho e em julho, o Piauí foi o segundo estado mais atingido por queimadas, com 27.255 hectares atingidos por incêndios e queimadas, ficando atrás somente do Maranhão, que teve 93.924 hectares afetados. Os dados alarmantes fizeram a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) planejar para esta segunda-feira (31), o lançamento do Plano de Ações da Semarh para a Prevenção e Controle de Queimadas no Piauí.

Piauí lança plano de prevenção e combate aos incêndios e queimadas. - (Arquivo O Dia)Arquivo O Dia

Piauí lança plano de prevenção e combate aos incêndios e queimadas.

O plano corresponde às ações de competência da pasta para a prevenção e controle de queimadas. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Parque Potycabana, a partir das 8h. O Plano começou a ser preparado e pré-executado ainda no primeiro semestre de 2023, para que neste segundo semestre, que corresponde ao período crucial, o trabalho seja mais eficaz.

Estado é o segundo do Nordeste com mais casos de queimada registrados. - (Arquivo O Dia)Arquivo O Dia

Estado é o segundo do Nordeste com mais casos de queimada registrados.

Para efeito de comparação, a área queimada do território piauiense é três vezes maior que a área queimada da Bahia, que teve 8.833 hectares atingidos pelo fogo. A Bahia também figura no ranking dos estados mais afetados por incêndios em julho.

Quando observado o mês de julho, a situação do Piauí não mudou muito. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que o Estado ocupa a quinta colocação no ranking de queimadas. Só entre os dias 01 e 25 deste mês, já foram contabilizados 792 focos, o que representa um aumento de 141% em relação ao mesmo período de junho.

Ações estão previstas no ECO Piauí

O trabalho de atenção às queimadas, realizado pela Semarh, está previsto em um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí. No eixo, é definida a ação de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais, bem como a recuperação de áreas degradadas.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destaca que o evento será mais um importante momento para que a Semarh e os demais órgãos competentes dialoguem sobre ações estratégicas para a prevenção e controle de queimadas em todo o Piauí.


Fonte: Portal O Dia


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais