Veja as 127 cidades do Piauí que estão sob alerta de chuvas intensas

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya.

As cidades do Piauí: Gilbués, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Barreiras do Piauí, localizadas no Sudoeste do estado, estão sob dois alertas de chuvas intensas para esta quinta-feira (01), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ambos os avisos, de perigo e perigo potencial, seguem até as 10h desta sexta-feira (02).

O comunicado ressalta que a previsão para os 4 municípios é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos com velocidades até 100 km/h, por conta do alerta laranja (perigo). Diante da intensidade dos eventos climáticos, há riscos de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Além disso, o instituto divulgou que outras 123 cidades das regiões Sudoeste, Norte, Sudeste e Centro-Norte do Piauí, também estão em alerta de perigo potencial (amarelo) para chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos 40-60 km/h. O aviso possui um grau de periculosidade menor. 

IMAGEM: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte

Conforme o Inmet, em caso de rajadas de vento é importante que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão recomendou que para não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

PREVINA-SE: Fundação de Saúde alerta para cuidados com o Aedes durante período chuvoso

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser uma época propícia para a reprodução de seus mosquitos transmissores: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pede a parceria da população para redobrar o cuidado dentro de suas casas.

Na sexta-feira (2), às 9h30, será lançado o Calendário Ecoepidemiológico, uma ferramenta que vai ajudar ainda mais o trabalho de campo dos agentes de endemias. O lançamento acontecerá no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto.

Fonte: Meio Norte


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais