Vice-prefeito de Teresina manda beijo para professores durante protesto por abono-Fundeb; vídeo

Educadores consideram ação um deboche com a categoria. O g1 procurou a prefeitura, mas a assessoria informou que não vai comentar o assunto. O vice não se manifestou até a publicação da reportagem.

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), aparece em vídeo que circula pelas redes sociais mandando beijos para professores da rede municipal de ensino (assista acima) durante manifestação da categoria exigindo o pagamento do abono do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) 2021 pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), na manhã de terça-feira (14).

Nas imagens também é possível ver o prefeito, Dr. Pessoa (MDB), agarrar o megafone de uma das manifestantes e empurrar o objeto contra ela. O g1 procurou a prefeitura, mas a assessoria informou que não vai comentar o assunto. O vice não se manifestou até a publicação da reportagem.

A cena revoltou os trabalhadores, que se manifestaram nas redes sociais sobre a atitude dos gestores. “Beijo do deboche, o que é isso?”, questionaram os servidores nas redes sociais.

Em outros comentários, os internautas disseram: “Lamentável o comportamento!”, “Debochando da cara do povo que votou neles”. “Falta de respeito, debochado”.

Vídeo:

A manifestação aconteceu diante da sede da prefeitura, durante um concerto natalino da Orquestra Sinfônica da capital. O prefeito e o vice acompanhavam a apresentação e, ao fim, retornaram ao Palácio da Cidade.

Os professores quiseram entrar para tentar negociar com os gestores, mas foram impedidos por policiais militares e guardas civis que atuam no prédio, gerando tumulto na entrada do local.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm) afirma que o abono é calculado a partir do valor original dos repasses e lucros do Fundeb e da quantidade de servidores habilitados a receber pagamentos.

De acordo com o Sinésio Soares, da diretoria do sindicato, entre janeiro e dezembro de 2021, os repasses do Fundo à capital ultrapassaram R$ 440 milhões, enquanto os professores amargam perdas no salário.

Servidores municipais protestam durante concerto natalino em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

Servidores municipais protestam durante concerto natalino em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

A Semec afirmou que o dinheiro do Fundeb é repassado pelo Governo Federal com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal, e depois é distribuído às prefeituras por critérios internos. Também informou que os recursos estão sendo aplicado conforme o previsto por lei.

Segundo o secretário de educação de Teresina, Nouga Cardoso, cerca de 74% do total de recursos foram destinados ao pagamento de trabalhadores. Ele ressaltou que a lei que regulamenta o novo Fundeb exige, desde 2021, um percentual mínimo de 70%. Antes, esse percentual mínimo era de 60%.

Professores em protesto exigem Abono-Fundeb em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

Professores em protesto exigem Abono-Fundeb em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

O gestor disse que a prefeitura está à disposição para apresentar as comprovações dessas aplicações, que, segundo ele, já ultrapassaram o limite.

“Embora a Lei tenha estabelecido que deve passar de 60% para 70% em 2021, essa modificação ocorre sem o acréscimo de transferência de recursos do Governo Federal para o municipal”, declarou.

O secretário informou que a contratação de professores efetivos e substitutos, realizada, de acordo com ele, em número superior a 100 e em torno de 500, respectivamente, gerou aumento de investimentos no pagamento de pessoal.

Por Lucas Marreiros, g1 PI

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais