Cármen Lúcia é eleita como titular do TSE por dois anos

Ministra toma posse na Corte eleitoral nesta quinta-feira

A ministra Cármen Lúcia toma posse nesta quinta-feira, 25, como integrante efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A magistrada sucede Edson Fachin, que teve seu mandato de dois anos expirado na Corte.

Desta forma, Cármen Lúcia se junta aos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski para compor as vagas efetivas no TSE destinadas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A escolha da ministra aconteceu em sessão do Supremo na noite da última quarta-feira 24.

“Continuarei atuando com a mesma ética, o mesmo empenho para que tenhamos nas eleições, no processo eleitoral e na dinâmica da Justiça Eleitoral brasileira o seguimento de um exemplo que o Brasil tem dado ao mundo todo”, afirmou a ministra durante a sessão do STF.

Cármen Lúcia já havia passado pelo TSE e foi a primeira mulher a presidir a Corte. A ministra esteve à frente do Tribunal durante as eleições municipais de 2012.

O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três integrantes do STF, dois representantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados. Os ministros são eleitos para um mandato de dois anos, sendo permitida a recondução para outro período consecutivo.

Atualmente, o TSE conta com Alexandre de Moraes como presidente e Ricardo Lewandowski no papel de vice.

Fonte: Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais