Jaicós- Enfermeiros participam de treinamento sobre o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).

Na manhã desta terça-feira (18.jun), enfermeiros que trabalham no Hospital Florisa Silva e nas Unidades Básicas de Saúde do município participaram de um treinamento sobre o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN).

O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Kainã Mendes, coordenador da Atenção Básica de Saúde do município de Jaicós e foi realziado no auditório do Hospital Florisa Silva.

“O treinamento aos enfermeiros sobre a utilização do sistema de informação sobre doenças e agravos do município de Jaicós, possibilitará um maior reconhecimento dos problemas de saúde e, consequentemente, planejamento das ações com as equipes de saúde”, explicou Kainã.

O SINAN tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal.

Metodologia

Os dados são coletados a partir da Ficha Individual de Notificação (FIN) que é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal. Este instrumento deve ser encaminhado aos serviços responsáveis pela informação e/ou vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais, que devem repassar semanalmente os arquivos em meio magnético para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). A comunicação das SES com a SVS deverá ocorrer quinzenalmente, de acordo com o cronograma definido pela SVS no início de cada ano.

Os dados também podem ser coletados a partir da Ficha Individual de Investigação (FII), que é um roteiro de investigação, que possibilita a identificação da fonte de infecção e os mecanismos de transmissão da doença. Ainda constam a Planilha e o Boletim de acompanhamento de surtos e os Boletins de acompanhamento de Hanseníase e Tuberculose.

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Compartilhe:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *