Jaicós: Secretaria de Saúde emite nota esclarecedora, orientando a população sobre diagnóstico da infecção causada pela covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós emitiu nota de esclarecedora à população, orientando sobre o diagnóstico da infecção causada pela covid-19 nas pessoas que já estão vacinadas e também para aquelas que ainda não foram imunizadas.

A nota esclarecedora se faz necessária, segundo informou a saúde municipal, devido o aumento da procura por atendimento no Centro Covid-19.

Veja a nota:

NOTA ESCLARECEDORA

Levando em consideração o aumento da procura de atendimento no Centro Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós orienta à população sobre o diagnóstico da infecção causada pelo coronavírus nas pessoas que já estão vacinadas contra a covid-19. Conforme o último protocolo do Ministério da Saúde, o diagnóstico para esses casos específicos deve acontecer da seguinte forma:

*Método RT-PCR em tempo real ou RT-LAMP (amostra coletada por Swab nasofaringe e encaminhado ao Lacen-PI).

*Pesquisa de Antígeno: realizado pelo método de Imunocromatografia para detecção de antígeno (amostra coletada por Swab nasofaringe e utilizado em teste rápido para detecção de antígeno).

Observação importante: Tendo em vista a resposta vacinal esperada após imunização, com produção de anticorpos, os testes imunológicos não são recomendados para diagnóstico de covid-19 em indivíduos já vacinados.

Portanto, se você já tiver sido vacinado e apareceu algum sinal ou sintoma sugestivo da doença, procure o Centro Covid-19 em até 08 dias do surgimento da sintomatologia para realizar o exame RT-PCR ou Teste Rápido para detecção de Antígeno. Se esse prazo não for respeitado, será mais difícil de realizar o diagnóstico correto da doença.

Aos pacientes ainda não imunizados com a vacina da Covid-19, o protocolo permanece o mesmo: RT-PCR ou Teste Antígeno até o 8º dia do início dos sintomas e Teste para detecção de anticorpos somente a partir do 8º dia do aparecimento dos sintomas.

Agradecemos a compreensão da população.

Audeli Coutinho Veloso Ramos

Secretária Municipal de Saúde

 

 

Por Portal Saiba Mais

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *