Pesquisadores que vão mapear o coronavírus em Picos ficam em quarentena após chegarem do MA

O isolamento é uma determinação do Governo do Piauí para que qualquer pessoa vinda de outro estado fique por, no mínimo, sete dias em reclusão antes de poder circular no estado.

Por G1 PI

Em Picos, 17 pesquisadores entraram em quarentena no município, nesta quinta-feira (14), após terem chegado do Maranhão. O estado vizinho ao Piauí é o segundo com maior número de casos de coronavírus do país. Até o momento já registrou 470 óbitos pela doença e 9801 infectados.

De acordo com Vigilância Sanitária da cidade, os pesquisadores foram contratados pelo IBOPE Inteligência para mapear o coronavírus em alguns municípios do país, e o isolamento de quem vem de fora do estado é uma exigência do Governo do Piauí.

G1 procurou o IBOPE, que confirmou a cidade de Picos como uma das 133 cidades nas quais seria realizada a pesquisa sobre sobre COVID-19 nesta quinta e sexta-feira (15).

A quarentena é uma das medidas determinadas em decreto pelo governo do Piauí, na qual qualquer pessoa vinda de outro estado deve ficar em isolamento por, no mínimo, sete dias.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Lúcia Neiva, explicou que os profissionais foram levados para um hotel para cumprir o isolamento social e, nos próximos dias, vão realizar os testes da Covid-19.

“Eles vieram em um ônibus que trouxe pesquisadores para realização de testes para fazer uma amostragem de infectados pelo coronavírus em Picos. A coordenação de Vigilância Epidemiológica vai realizar os testes nos pesquisadores. Se der negativo, a Sesapi liberando, nós liberamos também”, explicou Lúcia Neiva.

Segundo a coordenadora, os profissionais a pesquisa pretende entender melhor a situação da Covid-19 em vários municípios do país. “Eles passaram por uma capacitação, e o IBOPE conseguiu a autorização para que o grupo pudesse fazer a pesquisa em alguns bairros”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais