Sobe para 13 o número de famílias desabrigadas e Cachoeira do Urubu é interditada, em Esperantina

O rio atingiu o nível de inundação na sexta e no sábado (1º) chegou a 7,74m de profundidade, o nível mais alto do período. O nível de inundação permaneceu até a noite de domingo (2), e na manhã de segunda (3), voltou para o nível de Alerta.

Mais três famílias tiveram que ser retiradas de suas casas na cidade de Esperantina, no Piauí, nesse domingo (3). O rio Longá, que banha a cidade, chegou à cota de inundação na última sexta-feira (31).

Segundo a Prefeitura de Esperantina, até agora são 13 famílias, 46 pessoas, que tiveram de ser resgatas e levadas para escolas ou casas de familiares, porque a água do rio invadiu as casas.

O rio atingiu o nível de inundação na sexta e no sábado (1) chegou a 7,74m de profundidade, o nível mais alto do período. O nível de inundação permaneceu até a noite de domingo (2), e na manhã de segunda (3), voltou para o nível de Alerta.

O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, do Serviço Geológico Brasileiro, monitora o nível dos rios no estado. Nesta segunda (3), o órgão e informou que o rio Longá saiu da cota de inundação, em que havia chegado na sexta-feira.

Nesta segunda (3), o rio estava com 7,35m profundidade, 5 centímetros abaixo da cota de inundação. Mas a tendência é de que o nível da água baixe nas próximas horas. Mesmo assim, deve permanecer em cota de Alerta.

Cachoeira do Urubu interditada

 

Passarela da Cachoeira do Urubu, em Esperantina (PI), é interditada após cheia do rio Longá. — Foto: Defesa Civil/ Prefeitura de Esperantina

Passarela da Cachoeira do Urubu, em Esperantina (PI), é interditada após cheia do rio Longá. — Foto: Defesa Civil/ Prefeitura de Esperantina

Por conta do nível de inundação, a passarela sobre a Cachoeira do Urubu, popular ponto turístico da cidade, teve de ser interditada.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Esperantina avaliaram que a travessia tornou-se arriscada com a cheia do rio Longá.

“Realmente está muito arriscado. Tem umas madeiras [da passarela] que estão estragadas e fica muito complicado”, comentou Raimundo Machado, coordenador da Defesa Civil de Esperantina.

Demais rios

Sede da prefeitura de Barras do Marataoan, no Piauí, com rio Marathaoan ao fundo. — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barras

Sede da prefeitura de Barras do Marataoan, no Piauí, com rio Marathaoan ao fundo. — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barras

Ainda segundo o Serviço Geológico Brasileiro, os rios Parnaíba, na cidade de Luzilândia, e Marathaoan, em Barras, também estão no nível de Alerta.

A situação é mais grave em Barras, onde o rio Marathaoan tem, no momento, 4,15m de profundidade, apenas 4 centímetros distante do nível de inundação (quando o rio transborda e invade áreas secas). A tendência para as próximas 8 horas é de que o nível do rio suba pelo menos 1 centímetro.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba está com 5,26m de profundidade nesta segunda-feira (3), 44 centímetros abaixo da cota de inundação. A tendência no momento é que o nível baixe nas próximas horas, e permanece em estado de Alerta.

Fonte: g1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais