Destaques

Veja assuntos que foram debatidos durante a última sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou neste sábado (5.nov) mais uma sessão ordinária.

Presidida pela vereadora Luzitânia Dia a “Taninha (PSD) a sessão contou com a presenças dos vereadores, Wilson Vieira (PSD), Sarrika (PSD), Marlon Costa (PSD), Cornélio (PSD), Chico de Oséias (Progressistas), Tonhão (Progressistas) e a vereadora Zuleide Costa (Progressistas).

Primeiro a usar a tribuna da Casa durante a sessão o vereador Chico de Oséias falou sobre a eleição presidencial.

“Eu particularmente ainda não tinha visto da forma dessa daqui, tanta baderna e protestos. Na minha visão, acho que para nada, acho que a população exagera.

Eu acho que o voto é democrático, nós estamos em um país democrático, apesar de que em muitas coisas a democracia não funciona. Eu acho que nós todos devemos reivindicar nosso direitos para o nosso país, nosso município, para nós mesmos, mas respeitando os outros,  que ninguém pode sair prejudicado por outra pessoa que pensa diferente.

Eu não torço só para a pessoa que eu voto, mas para todos os administradores que façam uma boa administração, seja federal, estadual, municipal, porque o importante é desenvolver o nosso país, nosso estado, nosso município, e hoje entramos cada vez nas coisas tecnológicas, então nós temos que mudar a forma de administrar porque tem muitas coisas que é do passado, então, eu acredito na tecnologia que hoje a gente tem, tanto a nível nacional quando mundial. Então tem muitas coias que que inovar, que nós não temos como mais voltar atrás, temos que nos adaptar.”

Líder do prefeito na Casa o vereador Wilson Vieira (PSD) inicou falando sobre as chuvas que caíram no município.

“As chuvas que caíram no nosso município ocasionaram alguns problemas, mas os benefícios são maiores do que os problemas que elas deixaram.

Dizer que ontem a administração municipal fez audiências públicas para apresentar o relatório de gestão fiscal e da gestão da saúde referente ao segundo quadrimestre de 2022, e também teve a audiência para discutir o PPA e o e a Lei Orçamentária Anual, onde foi tirada a dúvida que a gente tinha.

Dizer que a nossa secretária de saúde está participando do 8º Congresso Norte-Nordeste de secretários municipais de saúde, buscando conhecimentos para melhor gerenciar nossa saúde, trocando experiência com outras administrações, com certeza isso só traz benefício para o nosso município.”

Wilson falou também do assunto mais comentado na sessão: eleição presidencial.

“A eleição foi muito acirrada, a gente sentia no dia a dia. Aqui foi mais calma, mas em alguns lugares muito com muita violência. Devemos entender que estamos em uma democracia. Temos que aceitar, se os perdedores não quiserem perder, imagina os ganhadores. Se os ganhadores também fossem para rua seria uma guerra. Então, tem que aceitar.

A gente, nosso grupo, votamos no ex-presidente Lula, foi a minha primeira vez votando no Lula. Desde a última vez que eu voto no PT, por conta de não querer votar no atual presidente.

Como vemos também a nível de estado, o governador eleito, acredito muito na força dele, jovem, escolhendo uma equipe muito técnica, até contrariando alguns políticos, mas já está escolhendo os principais cargos do estado.Estão na mão de pessoas técnicas, escolhidas por ele próprio. Então, acredito que vai ser bom  governo, uma boa administração, é o que esperamos.

Lamentar pela perda de um jovem, Manoel Ambrósio, 29 anos, por problemas renais, e deixar o sentimento ao seu pai e em nome dele, extensivo a toda família. Também aqui deixar o sentimento ao colega vereador de Jaicós, Jessé, pela perda de sua esposa, Lindoelma, 34 anos e deixar nossas condolências.”

O vereador Marlon Costa (PSD) começou agradecendo.

“Agradecer a Deus por mais um dia de trabalho nesta casa, agradecer pelas chuvas, chegou numa boa hora, a gente que é da roça, sabe o sofrimento com os barreiros secos, sem pasto, graças a Deus chegou a solução.

Falando agora um pouco da política é até engraçado, no TikTok a gente vê cada vídeo, não tem novela melhor do que o Tik Tok esses dias. Ressaltando aqui aqui as palavras do vereador Wilson, muitos vão para aquela paralisação, e eu fico vendo muitas vezes o repórter perguntando qual era o tema da paralisação, e muitos sem saber o que responder. Já pensou se toda eleição fossemos para as ruas, era triste.

Quero aqui também lamentar a morte do nosso coordenador do cajueiro, Manoel, uma pessoa tão jovem e próximo da gente.”

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) em seu pronunciamento falou sobre a política nacional.

“O que eu vi esses dias foi uma minoria da população, a questão dos caminhoneiros com caminhões parados atrapalhando as rodovias, as BR’s. Os que estão no movimento são poucos, eu acho uma falta de respeito com a democracia porque, se é democracia, ganha quem tem mais votos e a população tem que aceitar. Até porque vejo muita gente nas redes sociais pedindo intervenção militar, mas essas pessoas não sabem da história e não sabem como é o Brasil ser governado por esse tipo de gente.

E povo não entende que quem bota, tira. Vamos supor que o presidente hoje é Lula, mas daqui a dois anos, se estiver fazendo coisa errada, o povo tira, é só ir para as ruas, mas aceitar o cara mostrar seu serviço. Eu votei em Lula, mas não sou contra quem votou no presidente Bolsonaro, mas agora é o seguinte, Bolsonaro perdeu para Lula, e ele perdeu por sua boca, durão, não queria ser atendido por repórter.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão (PSD) falou sobre chuva e política em seu pronunciamento.

“Sou batizado como vereador da chuva e graças a Deus, Deus mandou na hora certa, infelizmente o negócio estava feio, mas  chegou na hora certa.

Também quero falar da política nacional, e a gente tem que respeitar todos, quem votou em Lula, e quem votou em Bolsonaro. Agora só tem uma coisa, pedir a Deus que dê certo e que fique bom para todo mundo, que o presidente é da nação.”

Última a discursar a vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) iniciu falando sobre a eleição presidencial.

“Quero deixar uma mensagem aqui para o futuro comandante do país a partir do dia 1º de janeiro, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva. Que Deus lhe dê saúde e sabedoria para que ele possa governar o país sem discriminação e tentar ajustar o que vem de errado. Eu torcia para Lula, eu não vou mentir, porque eu tenho uma admiração por ele, e porque o atual presidente Bolsonaro tem muita coisa que diverge dos nossos pensamentos, pelo menos  com o meu, principalmente por ser nordestina e o Lula me enche de orgulho, porque ele é bem aqui do Pernambuco, de um Estado vizinho ao nosso e o Piauí foi mais uma vez o Estado mais lulista na eleição.

Espero que ele olhe para todos, mas é claro que a gente pensa mais na gente, no Piauí, e que as pessoas que ainda estão inconformadas, que estão fazendo essas badernas, não chamo isso de manifestação,  ninguém nunca  viu na história se fazer manifestação para um candidato que perdeu. Graças a Deus o Brasil é um pais que temos democracia, então o que resta é aceitar,  porque como disse o vereador Cornélio, nem que seja com um voto, quem vai governar é quem ganhou, ele ganhou com seus 2 milhões de votos, então o novo presidente será ele, e deixar mesmo minha admiração por ele, até por ser senhor, uma pessoa com 77 anos, eu acho que tem mais nervos e mais garra do que nós com menos idade do que ele.

Gostaria também aqui aproveitando a oportunidade para parabenizar a aquipe da direção do Sindicato dos Funcionários Públicos, em nome da presidente Gracinha pela festa promovida para os funcionários públicos, estava muito bonita, organizada, parabéns a toda equipe.

Lamentar também a perda precoce do Manoel, que fazia hemodiálise, que Deus conforte os familiares.”

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais