Câmara de Patos do PI realiza sessão com participação da secretária de Educação que faz esclarecimentos sobre Processo Seletivo e outros assuntos

Na sessão do sábado (15.abr) da Câmara Municipal de Patos do Piauí, que foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Marlon Costa (PSD), e os demais vereadores presentes, Wilson Vieira (PSD), Cornélio Edmundo (PSD), Tonhão (Progressistas), Chico de Oséias (Progressistas) e a vereadora Taninha (PSD), foram aprovados no primieiro expediente, cinco importantes Projetos de Lei, sendo três deles, de autoria do Executivo Municipal.

MATÉRIA RELACIONADA

Câmara de Patos do Piauí aprova cinco Projetos de Lei durante sessão ordinária

No segundo expediente, onde os vereadores vão à tribuna explanar e debater assuntos da comunidade patoense, o presidnete da Casa, vereador Marlon Costa, convidou a secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho para tomar assento na mesa a explicar vários assuntos, dentre eles, a realização do Teste Seletivo para professores.

O líder do prefeito na Casa, vereador Wilson Vieira (PSD), foi o primeiro a se manifestar na tribuna e respondeu questionamentos da sessão anterior.

“Respondendo aos questionamentos da sessão anterior, quero informar ao nosso colega Chico de Oseias, na questão do poço,que o prefeito me disse já ter resolvido”, e continuou “com relação a  vacina, falei com o pessoal do hospital e me disseram que ela tem a compatibilidade sanguínea e não é disponibilizada pelo SUS diretamente para o município, devido ser pouca, quando alguém procura é encaminhado  para Picos, porque tem que ser tomado até 72h depois do parto.”

Wilson informou sobre ações realizadas pela gestão no município.

“A prefeitura realizou, por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente uma Passeata Ecológica e uma Palestra, focando a importância dessas ações efetivas.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, que foram ministradas pelas profissionais de saúde e estudantes de enfermagem, Erenita dos Santos e Antônia Helena, juntamente com a enfermeira Sandra Dias. O evento aconteceu na Escola Reunida de Patos”, repassou Wilson.

O vereador destacou, lamentando, mais uma dívida assumida pela atual gestão, deixada pela anterior.

“Quando assumimos em 2017, o município deixou de estar repassando os precatórios referentes aos Agentes de Endemias e ao médico que o município tinha contratado. Isso caiu no colo do atual prefeito. Agora, a Justiça decidiu, e os precatórios estão sendo mensalmente descontados na atual gestão, uma dívida de quase R$ 300 mil reais, o que termina inviabilizando mais ações por parte do município”, informou Wilson.

O vereador Cornélio Edmundo (PSD) ao usar a tribuna, destacou ações da gestão.

“A ampliação da adutora para levar água do rio da Tapera até uma parte do Umbuzeiro, já foi concluída na sua primeira etapa”, e disse “estou trabalhando muito, cobrando ao prefeito a questão desses abastecimentos de água, inclusive ele me disse que tem dois projetos para cavar poços este ano. Vou ficar cobrando, e com certeza até o fim deste mandato, vamos estar com essas obras concluídas”.

A vereadora Luzitânia Dias a “Taninha” (PSD) iniciou falando sobre os recentes ataques às escolas que tem atormentado a  comunidade escolar.

“Realmente é preocupante, começa lá distante e termina afetando as cidades mais próximas da gente, deixa o psicológico das crianças afetados, e é uma coisa de se preocupar, mal passou a pandemia do coronavírus já veio mais problemas”, e lamentou mais uma perda no município “gostaria de lamentar aqui também o óbito de Dantas. A  agente tinha pedido a Deus pela recuperação dele, mas não é da nossa vontade, é da vontade de Deus. Dei aqui meus sentimentos a minha amiga César, Manoela,  Mauricio e aos demais familiares.”

Taninha discorreu sobre uma campanha lançada pelo município na última senana, no tocante à limpeza de terrenos.

“Eu vi nas redes sociais que o prefeito está tentando porr em prática a questão da lei dos terrenos baldios. Como a gente comentou em uma sessão aqui, pedir a Deus que os donos dos terrenos realmente façam acontecer pelo  menos a limpeza, já que murar para alguns é impossível”, e ao concluir lamentou sobre os precatórios “me deixou entristecida uma herança que o atual prefeito vem recebendo, herança de dívidas que seria até possível, mas com este valor, até perco a esperança.”

O verador Antônio Rufino o “Tonhão (Progressistas) lamentou so ocorridos ans escoals pelo país afora.

“Quero aqui lamentar pelos pais de alunos que estão passando por essa aflição. Nesta semana todos ficaram nervosos, devido aos acontecimentos que começaram lá fora, mas com fé em Deus não vai chegar até nós”, e concluiu “agradecer pelas chuvas que estão caindo. Como a gente mora no sertão, precisamos das chuvas”.

Durante a sessão a secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho, usou a tribuna para fazer alguns esclarecimentos sobre o funcionamento da secretaria, a realzação do Teste Seletivo para professores, dentre ourtros assuntos.

“Senhores Vereadores:

Venho através deste Relatório, esclarecer alguns pontos sobre o andamento dos trabalhos desta Secretaria Municipal de Educação.

Em relação ao Teste Seletivo, um dos questionamentos feitos aqui, trata-se de uma demanda necessária para que possamos atender à necessidade neste momento, como consta no Edital publicado.

Caso os senhores tenham se atentado a fazerem uma leitura minuciosa do mesmo, em nenhum parágrafo cita sobre vagas para tirar licença prêmio de professor.

Sou sabedora de que fiscalizar, é um dever atribuído ao cargo do Poder Legislativo. Assim sendo, as interrogações em pauta da sessão anterior, dirigidas a mim, como representante legal desta Secretaria de Educação, senti-me no dever de esclarecer o que aqui foi pontuado.

Antes de tudo, para que possamos compreender com mais facilidade, o Funcionamento dos nossos trabalhos, é necessário analisar a Lotação deste ano letivo de 2023, onde todos os professores efetivos deste município encontram-se com todas as suas aulas devidamente atribuídas com sua carga horária devidamente preenchida.

Sim, temos um número expressivo de professores.

Onde rogamos á Deus todos os dias, para que se aposentem. Sim, claro….afinal das contas, muitos deles já contribuíram muito para a Educação deste município.

Clique AQUI  e veja o pronunciamento completo da secretária.

Último a se pronunciar no segundo expedinete, o presidente da Casa Legislativa, vereador Marlon Costa (PSD), iniciou falando sobre segurança.

“A gente já tinha abordado esse tema aqui, o verador Chico de Oséias já tinha comentado na sessão anteriore, e isso só reforçou a necessidade da gente está se articulando para uma reunião com o representante da segurança pública do nosso município. Esses casos que vem acontecendo, infelizmente está deixando todo mundo assustado. Antigamente a gente via essas coisas pela televisão e nunca imaginava que aconteceria no nosso meio da gente, e hoje praticamente a gente ver ao nosso redor, bem aqui na cidade vizinha, Petrolina, sem contar que no nosso município, conversas que a gente sabe às vezes de alunos. Hoje, o perigo, muitos pensam que vai vir de fora. E não! Se for para acontecer, será provavelmente alguém do nossos redor. Quem tem que conhecer os filhos são os pais. Quem tem que ter acesso ao que eles usam na internet, são os pais. Todos os pais conecem o perfil dos filhos”, e afirmou “quero  dizer aqui, que na nossa casa no Poder Legislativo, no que depender da gente, estamos para ajudar e apoiar. Infelizmente não temos recursos para executa,r a gente apenas aprova, questiona ou reprova, mais muitas coisas tem que passar por aqui”, disse.

Marlon reforçou o convite para o aniversário da cidade.

“Deixar aqui também o convite a toda população patoense, demais cidades vizinhas, pessoas que nos assistem,  que compareçam às nossas festas de 29 de abril, com grandes atrações, que possam vir e curtir a festa. Vamos ter bastante segurança para podermos vir e voltarmos em paz”, e ao finalizar informou “quero falar do investimento que a gente fez. A energia aqui é fraca, precária, tivemos que fazer outra rede exclusiva para as centrais, mas infelizmente ainda está tendo uma queda de energia, não está funcionando 100%. O pessoal da Equatorial  está prometendo de vir resolver”.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais