Educação de Patos do Piauí atinge meta de rematrícula no Programa Busca Ativa

Prefeitura de Patos do Piauí, no âmbito da Educação Municipal, atingiu a meta de rematrícula de alunos e alunas por meio do programa Busca Ativa Escolar. A informação foi confirmada e comemorada pela secretária de Educação, Sueli Carvalho, e pela equipe responsável pelo programa no município, que tem como coordenadores os professores Francijakson Damasceno e Luzinete Dias.

A Busca Ativa é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, que estipula metas para o município alcançar de acordo com a quantidade de crianças e adolescentes que estão fora da escola no território municipal.

Em Patos, a Secretaria de Educação desenvolve o programa Busca Ativa em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social, garantindo o acesso à educação e minimizando as taxas de evasão escolar e de alunos fora da escola. Com o programa, a gestão municipal consegue também acompanhar de perto os alunos e as alunas com necessidades específicas.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

Fonte: Ascom e  Portal Saiba Mais

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais